Quem sabe mais?
-
● Conhecer os acontecimentos mais marcantes da história de Portugal do
século XX.
-
● Promover a compreensão da História do país como base de uma cidadania
mais crítica e empenhada.
-
● Usar o jogo interativo e a componente lúdica como elementos potenciadores
da aprendizagem e do gosto de aprender.
-
● Fomentar a colaboração e o espírito de entreajuda dos alunos.
Objetivos
-
● Divisão da turma em grupos, sendo distribuído aleatoriamente a cada grupo
um dos tópicos dos conteúdos curriculares a abordar;
-
● Trabalho dos vários grupos em autonomia, com recurso a ferramentas de
videoconferência;
-
● Elaboração pelo(a) professor(a) bibliotecário(a) de um pequeno vídeo onde
revê questões relacionadas com a avaliação de páginas web;
-
● Pesquisa de informação por cada grupo sobre o tópico que lhe foi atribuído e
construção de 5 perguntas de resposta múltipla sobre o mesmo; envio das
questões por e-mail ao(à) professor(a) da disciplina;
-
● Revisão das questões pelo professor da disciplina e sua devolução aos
alunos devidamente corrigidas;
-
● Criação por cada um dos grupos de uma conta na aplicação Kahoot,
publicação do respetivo quizz e partilha com a biblioteca;
-
● Disponibilização pela biblioteca dos vários quizzes em formato challenge;
-
● Participação de todos os alunos em todos os quizzes; ganha o jogo o grupo
que, no total dos seus elementos, responder a maior número de questões.
Descrição
Recursos
- Internet (pesquisa Google e/ou em sites pré definidos pelo professor).
- Kahoot (https://getkahoot.com/)
- Kahoot.it (https://kahoot.it/#/)
- Kahoot.it (https://kahoot.it/#/)
Conhecimentos/ Capacidades:
5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.
Atitudes/ Valores:
1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.
Atitudes/ Valores:
1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
Aprendizagens
AcBE
História A ou B
História de Portugal do século XX Consultar em:
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Di sciplinas_novo/Cursos_Cientifico_Humanisticos_2/historia_a_10_11_12.pdf
História de Portugal do século XX Consultar em:
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Di sciplinas_novo/Cursos_Cientifico_Humanisticos_2/historia_a_10_11_12.pdf
Articulação
curricular possível
Observações
Observações
Sem comentários:
Enviar um comentário