Número total de visualizações de páginas

domingo, 31 de maio de 2020

CEC COMUNIDADE Desafio 2


Programa CEC COMUNIDADE
Desafio 2
“Missão Possível? não é obrigação, é reflexão!”
 
Tema
As Imagens e Nós
 
 
Sinopse
Quem estiver a ler estas palavras vai vê-las rodeadas de imagens: a fotografia de uma sala de aula na página de Facebook da escola ou da biblioteca, ou a publicidade ao lado do artigo de jornal noutro separador, ou as dezenas de memes guardados numa pasta do computador ou no telemóvel. Antes ou depois de se ler este texto, os nossos olhos vão contemplar imagens rapidamente acessíveis, à distância de poucos movimentos dos nossos dedos. Contudo, nem sempre foi assim.
Durante séculos, a representação visual do mundo estava reservada ao quadro no museu ou na igreja. John Berger, historiador da arte, leva-nos a pensar de que maneira nos relacionamos com as imagens à nossa volta.
Tu vês, mas sabes ver?
 
 
Fonte: "Ways of Seeing, John Berger, Episódio 1"
 
 
NOTA Este desafio poderá ser coadjuvado com uma Oficina de Cultura Visual, com a duração de 50 minutos, orientada pelo Investigador Simão Valente.
 
Short Bio:
Simão Valente é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina Literatura Comparada. Doutorou-se em Línguas Medievais e Modernas na Universidade de Oxford, onde foi leitor de português e codiretor do Centro Camões. Anteriormente, obteve mestrados em Literatura Francesa e Comparada, pela Universidade de Estrasburgo, e em Estudos Italianos, Ciências da Linguagem e Culturas Literárias Europeias, pela Universidade de Bolonha. É investigador no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.​


quinta-feira, 14 de maio de 2020

Plano de desconfinamento- Serviços da BE ESSM a partir de 18 de Maio 2020

Plano de desconfinamento- Serviços da BE ESSM a partir de 18 de Maio 2020


 Serviços mínimos assegurados:
- Empréstimo e devolução de documentos;

Empréstimos: os livros poderão ser requisitados através de pedido para o seguinte endereço de correio eletrónico: be.essm@gmail.com
O pedido será entregue pela funcionária da biblioteca, no dia seguinte, durante o horário de permanência dos alunos nas salas de aula. O utilizador deve consultar o catálogo online e verificar a existência/disponibilidade do documento antes de efetuar o pedido.

Devoluções: a funcionária fará a lista dos livros a devolver e na data da devolução vai às salas recolher os documentos que serão sujeitos a uma quarentena (serão colocados numa caixa fechada durante 9 dias antes de serem arrumados na respetiva estante), de acordo com as recomendações da Associação dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

BIBLIOTECA ESCOLAR DIGITAL

BIBLIOTECA ESCOLAR DIGITAL



 Está organizada em três grandes áreas:
 1. Serviços;
 2. Atividades e recursos;
 3. Instrumentos (ferramentas digitais).
 Sugestões de trabalho, organizadas em cinco grandes categorias:
 1. Currículo, literacias e aprendizagem;
 2. Leitura e literacia
 3. Cidadania
 4. Gestão da biblioteca escolar
 5. Atividades livres em articulação com as famílias


RECURSOS E PROPOSTAS

RECURSOS E PROPOSTAS

Operação 7 Dias com os Media - sem sair de casa.

Para Ciências/Ecologia/Mares e Oceanos
Existem cidades debaixo de água - recifes rochosos- em PDF (ver anexos).
Existem cidades debaixo de água - caderno de atividades - em ebook

Ciência Viva em Casa

Ensino Especial - À Descoberta dos Sons Atividades Divertidas para Terapia da Fala (2ª Edição)de Joana Rombert , Bertrand.

terça-feira, 12 de maio de 2020

CONCURSO «Histórias Digitais»


CONCURSO «Histórias Digitais»

8a Edição - 2020 Regulamento
O Concurso Histórias Digitais é uma iniciativa da disciplina de Português, com o apoio da professora Idália Patrocínio e da equipa da Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria.
Esta iniciativa enquadra‐se nos conteúdos programáticos da disciplina de Português dos Cursos Profissionais.
1 TEMÁTICA
Elege-se como temática central da 8a Edição (2020) deste concurso Questões de cidadania.
2 OBJETIVOS
O Concurso visa:
• Estimular as competências dos adolescentes em novas modalidades da escrita digital;
• Propor desafios estimulantes para o exercício de reflexões críticas sobre o texto, no contexto de novos modelos de comunicação digital;
• Desenvolver competências transversais aos currículos, envolvendo um conjunto articulado de saberes que passem pela língua portuguesa e pelas tecnologias digitais;
• Contribuir para a promoção da escrita e dos meios de comunicação digital na comunidade escolar;
• Aplicar a utilização das histórias digitais no contexto da escola;
• Favorecer a implicação dos vários agentes da comunidade escolar; • Partilhar o filme na Internet.
3 DESTINATÁRIOS
Alunos do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, inscritos no presente ano letivo na disciplina de Português.
4 ORGÂNICA
a) Aos alunos é proposta a criação de uma história digital com a duração máxima de 5 minutos:
1a. fase) Criação do texto, em oficina de escrita, pelos alunos concorrentes;
2a. fase) Transformação do texto em história digital recorrendo a meios informáticos de multimédia(texto, som, imagens fixas, vídeos).
b) São admitidos trabalhos produzidos por três ou quatro alunos, independentemente da turma ser ou não a mesma. Não serão, no entanto, admitidos trabalhos produzidos por mais de quatro alunos.
c) O texto é obrigatoriamente original. A história pode ser ilustrada nas modalidades de desenho, pintura digitalizada, fotografias e excertos de vídeos. A narração pode ser realizada a partir de voz gravada ou em texto digital sobrepondo as imagens (fixas fotografias, desenhos, pinturas ou em movimento- excertos de vídeo). Podem ser admitidas histórias que incluam excertos musicais. Atenção aos direitos de autor. As referências autorais das imagens e da música que não sejam originais devem constar na ficha técnica.
d) Os trabalhos deverão ser enviados por correio electrónico para be.essm@gmail.com, obrigatoriamente em ficheiro digital.
e) Cada trabalho deve ser identificado através da ficha técnica: título, autoria, escola, turma, professor.
f) No corpo de cada mensagem, deverá surgir a seguinte informação: ‐ identificação do(s) professor(es) responsável(eis)
‐ identificação do agrupamento /escola
‐ identificação do(s) aluno(s), idade e turma
g) As responsáveis pelo Concurso (profas Idália Patrocínio e Natália Carias coordenarão as atividades e promoverão a nomeação do júri interno de avaliação e seleção dos trabalhos.
i) O júri nomeará o(s) autor(es) da melhor história, os quais serão designados por vencedores da 8a Edição do concurso Histórias Digitais.
j) Os trabalhos admitidos a concurso pelo júri serão colocados online, na página da escola, no blogue e no Facebook da Biblioteca e na plataforma Teams.
5 - CALENDARIZAÇÃO
• O concurso será divulgado no site da escola e da Biblioteca .
• Elaboração dos trabalhos: maio de 2020
• Data de entrega dos trabalhos: 3 de junho de 2020
• Endereço electrónico para submissão dos trabalhos: be.essm@gmail.com
• Análise e selecção dos trabalhos, pelo júri: 4 a 6 de junho de 2020)
Divulgação nos meios próprios da escola e por e-mail institucional, dos vencedores e dos restantes trabalhos que integrarão a edição do conjunto dos trabalhos selecionados - 8 de junho de 2020.
6 - CONSTITUIÇÃO DO JÚRI INTERNO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS Três docentes da escola.
7 - PRÉMIOS
35 euros (convertidos em cheque prenda):

1o prémio - 20 euros 2o prémio -10 euros 3o prémio - 5 euros
Os trabalhos selecionados pelo júri terão direito a publicação digital, que será difundida pela biblioteca da escola e, eventualmente, outras instituições (a definir). Esta edição poderá, ainda, ser utilizada no âmbito das actividades da Biblioteca / Agrupamento.
8 RECURSOS: computador, programas informáticos de edição de vídeo e de tratamento de imagem (...).
9 DIREITOS DE UTILIZAÇÃO E CLÁUSULA DE EXCEPÇÃO
a) Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, autorizam a reprodução e utilização das imagens/trabalhos de sua autoria pela Biblioteca e pela Escola, bem como por qualquer entidade que estes entendam, os quais poderão ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação, da forma e no suporte que entenderem mais conveniente, nomeadamente a publicação em suporte informático dos trabalhos selecionados pelo júri.
b) Os responsáveis pelo concurso reservam‐se o direito de não admitirem a concurso os trabalhos que não cumpram integralmente as condições descritas e/ou o espírito deste Regulamento.
c) Estão impedidos de participar os familiares em primeiro ou segundo grau dos membros do júri.